segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Parque Tejo aqui tão perto...

Sempre que o calor aperta e não me sinto com coragem para enfrentar as enormes filas de trânsito para chegar e sair das praias nos arredores de Lisboa, a minha opção para desfrutar do bom tempo e aproveitar os tempos livres com a família, acaba sempre por ser o mesmo... O Parque Tejo.


Uma das melhores heranças da Expo 98 foi sem dúvida a requalificação e reabilitação urbana de toda a zona ribeirinha localizada naquele que é hoje o Parque das Nações, e onde o Parque Tejo está inserido. Este projecto não só devolveu o Rio Tejo aos habitantes da zona urbana de Lisboa, como também lhes ofereceu um Parque por excelência aberto à prática de todo o tipo de actividades, sejam elas desportivas, lúdicas ou de lazer, e que em nada fica a dever a outros tantos parques de grandes metrópoles como Londres ou Nova Iorque.


Na verdade, quem hoje passeia pelos cerca de 90 hectares de espaços verdes na zona ribeirinha entre a Torre Vasco da Gama e a Foz do Rio Trancão, dificilmente acredita que aquele mesmo espaço foi outrora uma área ocupada por uma lixeira, terrenos baldios e velhas instalações de ferro velho e sucata. 
Felizmente a realidade de hoje é bem diferente. O Parque Tejo com a sua localização ribeirinha e os seus extensos relvados, onde as cerca de 15 mil árvores plantadas estendem as suas sombras, é na minha modesta opinião, um dos espaços mais agradáveis dentro da cidade de Lisboa para passar bons momentos com a família – passear de bicicleta, jogar à bola, fazer piqueniques...








Estátua da Rainha D. Catarina de Bragança, conhecida por ter sido a responsável pela introdução do costume dos chá das 5 em Inglaterra.
A estátua de bronze com 10m de altura, é uma réplica de outra construída nos EUA pela Associação Friends of Queen Catherine, da autoria da pintora e escultora Audrey Flack.


Único Parque Infantil. A meu ver um dos pontos a melhorar no Parque Tejo.
Não compreendo porque um Parque tão grande e frequentado por tantas famílias tem um parque infantil tão pobre  e com pavimento de "pedras" nada seguro nem higiénico.



Sem dúvida um espaço a não perder…

Sem comentários: